Blog

              
Capa---Ambientes-Humanizados-Saúde

Humanização e o atendimento ao paciente

O ambiente de um hospital é intenso e nem sempre consegue ser tão positivo quanto esperado. Por maior que seja o aparato tecnológico disponível para a prevenção, análise e solução dos casos, nada substitui o contato humano, a sensibilidade, a atenção e o cuidado com pacientes e familiares.

Para que possa ser colocada em prática a teoria da humanização em ambiente hospitalar, muito tem que ser feito, principalmente quando estão envolvidos profissionais de diferentes áreas.

Cada profissional tem um olhar diferente sobre o paciente, porém os objetivos devem ser os mesmos: promover a reabilitação, elevar a auto-estima e preparar para o retorno ao lar e ao convívio familiar, pacientes que são atendidos com esses preceitos têm mais confiança na equipe e respondem melhor aos recursos clínicos.

Ao se iniciar um trabalho de humanização, deve-se fazer com que o paciente sinta-se realmente acolhido e respeitado.

O primeiro passo deve ser direcionar uma atenção especial ao contato com o paciente, o olho no olho, saber escutar, demonstrar interesse e vontade em fazer o que for preciso para ajudar o doente. Isso faz o profissional mais humano e com uma vontade de sempre fazer melhor. Para trabalhar com o próximo, bom senso é fundamental.

O uso de uniforme contribui de diversas maneiras para isso, desde a identificação correta do profissional, da sua proteção pessoal e do paciente, como também no clima de organização que o ambiente dentro de uma clínica ou hospital requer.

O espaço físico nestes locais, tem que proporcionar sensação de bem estar, ou seja, ser arejado, claro, alegre, confortável, assim como também deve ser o leito em que o paciente ficará, seja por curto ou longo prazo.

Quando o atendimento é humanizado, todo mundo sai ganhando. A equipe, o paciente, o médico e a instituição.

 

Lila Maria Uniformes Profissionais

Informações

Onde estamos

Rua Francisco Maia, n 100 - Bairro Centro,
36013-110 | Juiz de Fora - MG
(32) 3232.1018
comercial@lilamaria.com.br



Siga-nos

Facebook Google Linkedin Pinterest Instagram Slideshare Foursquare Youtube

Contato

Fale conosco