Blog

              
A importancia do uniforme

A Importância do Uniforme

Tornamo-nos o homem do uniforme que usamos.

‘Napoleão Bonaparte’

O uniforme identifica o profissional que o está usando. Quando um cliente entra em uma empresa ele espera poder identificar quem está ali para lhe servir e quem está ali para ser servido como ele. Quando utilizamos o uniforme mostramos a este cliente que estamos preocupados em atender às suas necessidades, que somos organizados e que vestimos a camisa.São tantas as vantagens do uso do uniforme por aqueles que desejam ser identificados que creio que a única vantagem de não usarmos uniforme seria o desejo de não sermos, neste caso, identificados.

Quando exercemos uma função que nos dá prazer e compensação, ficamos felizes com esta situação e não nos envergonhamos dela, muito pelo contrário, nos orgulhamos. Da mesma forma, sentimos prazer ao fazer parte de uma equipe vencedora, queremos ser identificados como membros desta equipe.

Quanto à obrigatoriedade do uso do uniforme nas empresas é sabido que seria abuso do empregador obrigar a utilização de uniformes que exponham o empregado ao ridículo ou a humilhação, ou que atinja a sua personalidade ou intimidade, ou que não esteja adequado ao tipo de função que exerce o profissional. Neste caso, se o uniforme proposto pela empresa tratar-se uma camiseta ou traje que traga apenas o nome desta empresa, uma cor comum e um logotipo, não cremos que nenhuma destas situações esteja ocorrendo.

Sempre que um uniforme está adequado à função exercida e o profissional se sente exposto ao ridículo ou a humilhação ou vê sua personalidade ou intimidade atingidas é hora de analisar se não é a função que causa estas situações, ou mesmo a própria empresa, e não o uso do uniforme em si.

Faça uma reflexão analisando alguns casos, depois você poderá formar uma opinião própria em relação á sua função com base nos argumentos e nas imagens da vida real.

Veja por exemplo um time de futebol vitorioso e que tem uma torcida forte e guerreira, os torcedores vestem a camisa do time e os jogadores se orgulham de vesti-la. Já um time mais fraco não atrai tantos adeptos e seus torcedores têm mais vergonha do que orgulho da própria camisa e os jogadores ansiosos pela hora de poderem trocar de time. Da mesma forma a farda de um grupo militar de destaque é orgulho para aqueles que podem vesti-la, e mesmo os mais subalternos militares se orgulham de poder vestir uma farda.

Creio que apenas um prisioneiro ou alguém obrigado a exercer determinada função se sentiria constrangido de usar um uniforme.

Acredito que você, uma pessoa feliz com sua profissão e contente com sua posição certamente não relutará em usar uniforme na empresa onde trabalha. Com toda certeza seus clientes sentirão que a empresa é organizada e seus profissionais são pessoas satisfeitas em trabalhar ali, que ali é um lugar de prosperidade e estes lugares sempre proporcionam um melhor atendimento. Os clientes virão, e voltarão sempre.

Pense no assunto, vista a camisa e tenha muito sucesso…

Autor: Raphael Roveda Benemann

Informações

Onde estamos

Rua Francisco Maia, n 100 - Bairro Centro,
36013-110 | Juiz de Fora - MG
(32) 3232.1018
comercial@lilamaria.com.br



Siga-nos

Facebook Google Linkedin Pinterest Instagram Slideshare Foursquare Youtube

Contato

Fale conosco